Principio Multimédia
O impacto Multimédia /aprendizagem multimédia no ensino é caracterizado pela forma como os alunos/sujeitos aprendem ou adquirem conhecimentos através de diversos meios ou até mesmo formatos, tais como, texto, imagem, vídeo ou som.
O autor Mayer (2001) propõe sete princípios que devem estar implícitos na criação de um documento multimédia para uma maior eficácia da aprendizagem supracitada.
· Princípio multimédia: Os alunos aprendem melhor quando se concilia palavras e imagens do que, somente, de palavras;
· Princípio de contiguidade espacial: Os alunos adquirem mais facilmente conhecimentos quando as palavras e as imagens similares estão adjacentes, no mesmo local, como por exemplo, no mesmo ecrã;
· Princípio de contiguidade temporal: Este princípio está centrado na aquisição de conhecimentos por parte dos alunos quando palavras e imagens são apresentadas conjuntamente em vez de continuamente;
· Princípio de coerência: O autor refere que alunos adquirem mais facilmente conhecimentos quando imagens, sons ou até mesmo palavras impertinentes para o assunto em questão sejam omissos;
· Princípio de modalidade: Os alunos adquirem mais facilmente conhecimentos quando se “usa” animação e exposição em vez de animação e texto meramente escrito no ecrã;
· Princípio de redundância: O uso de animação, e exposição promove uma aprendizagem mais rápida e motivante do que o uso de animação, exposição e texto no ecrã;
· Princípio das diferenças individuais: Os alunos mais influenciados pelos efeitos desta aprendizagem são os alunos com mais conhecimentos e alunos com mais habilidades espaciais do que os restantes, estes, com menos capacidades mentais para gerar, manter e manipular imagens visuais.
Media e Modos de Aprendizagem
Existem vários tecnologias como canais que afectam a aquisição do conhecimento de diferentes modos, tais como o texto que é um modo de apresentação e a impressão em papel um meio /canal de comunicação utilizado como fio condutor do texto.
No campo das novas tecnologias da informação e das comunicações temos algumas ferramentas:
· O monitor de um computador;
· Retroprojector;
· Ecrã de televisão;
· Filme parado ou em movimento;
· PDA ou smartphone;Todas estas ferramentas promovem um ambiente de aprendizagem onde os alunos adquirem um vasto conhecimento de forma criativa.
O autor Moore (1989), refere que o ensino online e a aprendizagem por media têm a particularidade de permitir aos alunos o contacto com os seus tutores e com os seus pares, em tempo útil, os autores Chen & Willits (1998) referem que esta característica reduz a distância transaccional.
Patrick F. (2008). “As Características dos meios de Aprendizagem Interactiva Online”. Athabasca University.