domingo, 1 de maio de 2011

Os Media na Formação à Distância


As grandes questões que se colocam relativamente ao tema supracitado são: Qual a relação dos media com a aprendizagem? Com a distância transaccional? E não menos relevante qual a relação dos media com o ensino e com as necessidades individuais de aprendizagem?
Segundo os autores Santoro, Borges e Santos (2004), a coordenação, a cooperação e a co-construção são as principais funções dos meios de comunicação na educação, que incentivam de certa forma a prática de uma aprendizagem mais integrativa e interactiva.
O autor Moore (1991) refere que os meios de comunicação (media) desempenham um papel deveras importante no que toca a aquisição de novos conhecimentos ou aprendizagem de qualidade, ou seja, os media proporcionam um maior desenvolvimento ou evolução das comunidades de aprendizagem, reduzindo assim a distancia transaccional.
Supondo que este tipo de ensino, privilegia a quantidade e qualidade de interacção e a forma como a estrutura pedagógica é executada e que o ensino da sala de aula (presencial) é muito diferente de um ensino online, o papel do professor também se altera transformando-se num orientador/facilitador, que deverá conseguir promover o diálogo entre os alunos.
A interacção, participação e a colaboração são fundamentais no processo de ensino- aprendizagem numa comunidade online, mas nada disto surge espontaneamente, é preciso motivar e incentivar os alunos. Ao comunicar, os alunos ajudam-se mutuamente, é nesta interacção pessoal e social que reside a apropriação de conhecimentos.
Os autores (Davies, 1981;Bernard et all.,2004) defendem que os alunos com menos qualificações e com mais autonomia (habituados ao ensino presencial),são os que apresentam um menor grau de satisfação face ao ensino online /distancia, sendo importante a maturidade de um professor-moderador que apresente uma postura observadora e flexível no que diz respeito às necessidades dos seus alunos, levando-os a preferirem uma aprendizagem, cooperativa, colaborativa, activa e autónoma (Oliver & McLoughlin, 1998), que respeite as capacidades e competências de cada um.
Para os autores (Mandell&Herman,1996; Ragan 1999; Conrad,2005) o ensino é focado no aluno e no uso que este faz dos meios de comunicação, este é um factor mais importante, do que, o que o professor faz propriamente dito.
Em suma, o sucesso do ensino online reside na capacidade de utilização dos meios adequados e do projecto apoiado por professores qualificados.


Bibliografia:

Patrick  F. (2008). “As Características dos meios de Aprendizagem Interactiva Online”. Athabasca University